29 de setembro de 2009

Oração: Descanso da Alma

"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso."
(Mateus 11,28)

Assim como nosso corpo precisa de descanso, assim também nossa alma. A oração é este descanso que todos necessitamos. É o momento de estarmos a sós com nós mesmos, refletirmos, olharmos para dentro de nós e lá, no profundo da alma, encontrarmos com Deus que nos dá o repouso, que restaura nossas forças.

Jesus anseia por nos dar este repouso, mas é preciso fazer nossa parte que é separar um momento do dia para isso.
"Vinde a mim!"

23 de setembro de 2009

Um Deus Apaixonado

"Por um breve instante eu te abandonei, com imenso amor de novo te recolho.
Na raiva, por um momento eu te escondi o meu rosto, com amor eterno voltei a me apaixonar por ti.
É o que diz o Senhor, teu redentor.
Mesmo que as serras mudem de lugar, ou que as montanhas balancem, meu amor para contigo nunca
vai mudar, minha aliança perfeita nunca há de vacilar - diz o Senhor, o teu apaixonado."
(Isaías 54,7-8.10)


O Senhor, pelas mãos do profeta Isaías, escreve várias poesias de amor para seu povo. É um Deus
verdadeiramente apaixonado. E como a Palavra de Deus é sempre atual, hoje estas poesias são para
nós, para mim e para você.

Diante de tal declaração de amor, não precisamos dizer mais nada. Leia novamente o que o
Senhor te diz, acolha esta palavra e deixe-se amar por ele.

16 de setembro de 2009

A Salvação é graça



"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3,16)

Você deve conhecer a história do ladrão pregado na cruz ao lado de Jesus. Ele não viveu uma vida virtuosa, não tinha méritos nenhum para ganhar a vida eterna, mas naquele momento olhou para Jesus, se reconheceu pecador e pediu que o salvasse: "...Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino". E Jesus surpreendentemente disse:
"Hoje estarás comigo no paraíso."

Que absurdo! Ele não fez nada ao longo da vida para ser salvo, não merecia, mas foi salvo?! Meu amigo, a justiça de Deus não é igual à justiça humana. Ao contrário do que diz outras doutrinas, para o cristianismo não somos salvos pelas nossa obras, mas pela graça de Deus.

Então não precisamos fazer nada? Precisamos somente fazer como aquele ladrão: reconhecer-se pecador e pedir que Jesus o salve. Simples assim? É, simples assim! Então porque buscar outra salvação?

"Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4,12)

15 de setembro de 2009

A Ganância


"Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens.” (Lucas 12,15)

Em outra passagem da sagrada escritura, o Senhor ainda vai dizer que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Será que Ele não gosta dos ricos? Preste atenção neste trecho do versículo que acabamos de ler:

“...pois mesmo que se tenha muitas coisas...”

Na verdade Deus quer que tenhamos todo o necessário neste mundo para sermos felizes. Ele é Pai e deseja nossa felicidade plena. Quer que nossos negócios prosperem, que tenhamos sucesso profissional, uma boa casa, um bom carro, que nos vistamos bem. Ele não se alegra com a fome e a miséria. Porém o que Ele nos alerta é para que não coloquemos o sentido da nossa vida no dinheiro. Não podemos viver só para ganhar dinheiro. O trabalho que realizamos têm outros sentidos sociais, não é apenas ganhar dinheiro. E, ainda mais, além da profissional, nossa vida tem outras dimensões: emocional, familiar, espiritual. Temos que cuidar dessas outras “riquezas” da vida.

Use um pouco do seu dinheiro para dar presentes a quem você ama, para ajudar alguém, para cuidar de sua saúde física e emocional, para passear a lugares saudáveis. Esse é um ótimo exercício para não se deixar dominar pela ganância.

14 de setembro de 2009

Temos sede de Deus!


Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo." (Salmo 42)

Quando Deus criou o homem, colocou nele o desejo de buscá-lo. Isto porque, amando o homem, sabia que só Nele encontraria a felicidade plena. Só Deus pode saciar os anseios do coração humano.

Vimos pessoas que conquistam riqueza, poder, status, fama e depois descobrem que são infelizes. Muitos acabam até se matando, porque mesmo com tudo isso percebem que há um vazio imenso no seu coração.

Também nós podemos perceber que há no nosso interior uma sede, um anseio por algo que nada neste mundo pode preencher, nem mesmo as pessoas que mais amamos. Temos sede de Deus!

Como dizia Santo Agostinho: "Fizeste-nos para Ti e inquieto está nosso coração enquanto não repousa em Ti."

Nada te perturbe


"Nada te perturbe, nada te amedronte
Tudo passa, só Deus não muda.
A paciência tudo alcança
A quem tem Deus, nada falta
Só Deus basta."


Santa Tereza aprendeu esta oração em sua vida. Ela viveu isto.
Portanto, neste dia, reze também esta oração, reze com o coração
e deixe que a presença de Deus te envolva e que Ele tire do seu
coração tudo o que lhe perturba, dando-lhe a Sua paz.

O Sofrimento


"...quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14,21)

Ninguém deseja o sofrimento, mas ele faz parte da vida. É bom que saibamos que na vida teremos momentos de felicidade, alegria, mas também momentos de tristeza e sofrimento. Precisamos entender isso para conseguirmos suportar com paciência.

Sofrer não é exclusividade sua, é uma situação que todos devem passar. Mas precisamos passar com dignidade, sem reclamar, sabendo que são só momentos, tudo passa, e depois da cruz vem a ressurreição.