31 de outubro de 2009

A Eternidade

Como cantava Gonzaguinha, “por mais que a vida esteja errada, ninguém quer a morte”. É verdade, ninguém quer morrer. Mesmo quem comete suicídio, na verdade quer acabar com sua dor, não com sua vida. Amamos esta vida, pois é tudo que conhecemos.

Um dia ouvi dizer que assim como o bebê chora quando nasce, pois é obrigado a sair do seu mundinho lá no ventre da sua mãe, da mesma maneira é a nossa passagem desta para a vida eterna. Não temos a dimensão espiritual suficiente para compreendermos a eternidade, como o bebê que não podia imaginar como era o mundo fora da barriga da mãe.

Aqui tudo passa, tudo tem fim. Na outra realidade tudo é eterno. Porém, temos que saber de uma coisa: assim como o céu é um lugar de gozo e alegria eterna, o inferno é lugar de sofrimento e dor eterna. Não se engane, nem todos vão para o céu!

“A multidão do que dormem no pó da terra acordará, uns para a vida, outros para a rejeição eterna.”(Daniel 12,2)

Os pastorinhos de Fátima tiveram a visão do inferno. Viram que é um lugar horrível que existe de verdade e que muitos vão para lá, pois não abandonaram sua vida de pecado e não aceitaram a Jesus. Não é legal falar disso, mas é extremamente urgente, pois conhecer nosso fim nos faz refletir sobre a maneira que vivemos. Deus te ama e quer a sua salvação, mas a escolha é sua.

“Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscitei no último dia.” (João 6,39)

26 de outubro de 2009

JESUS, neste nome há poder!

Jesus não é apenas um personagem da história, nem apenas alguém que fez uma grande obra no seu tempo e ficou conhecido e admirado. É muito mais que isso. Jesus é o Filho de Deus, que existe desde sempre, para quem e por quem tudo foi criado. Ele é o Senhor de todas as coisas, o Princípio e o Fim, aquele que tem toda Soberania e Majestade, que tem seu trono à direita de Deus, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Jesus, o Filho de Deus, se fez homem e recebeu este nome: Jesus, que quer dizer "Deus Salva", pois foi para isso que ele veio, para salvar a humanidade. Mesmo existindo em forma divina, ele despojou-se de sua condição, assumiu a forma de escravo, tornou-se semelhante ao ser humano, entregou-se à morte, foi crucificado, mas ressuscitou, vencendo a morte e o pecado.

Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que em Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra. Que toda língua confesse, portanto, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor. (cf. Filipenses 2)

Invoque e clame o nome de Jesus sobre sua vida, não como um amuleto ou algo mágico, mas com respeito, em oração e sabendo que neste Nome há poder. Poder de libertar, de vencer o mal, de curar, de salvar. Diante das dificuldades, das dúvidas, dos problemas, clame pelo nome de Jesus, e Ele virá para te salvar.

21 de outubro de 2009

Perseverar até o fim!

Escrevo para quem já tem uma certa caminhada na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo:

A vida cristã não pode ser somente de “empolgação”. No começo da caminhada, temos vontade de ir à missa todos os dias, rezamos o terço, oramos com fervor, adoramos a Jesus Eucarístico por longo tempo. Por que após um período tudo parece tão pesado, difícil?

Acontece que gostamos de fazer todos esses exercícios de piedade porque nos trazem grande paz, satisfação, alegria, ou seja, mexe com nossos sentimentos. Mas quem disse que devemos fazê-los somente por isso? Jesus alerta os discípulos a perseverarem até o fim e diz que quem perseverar será salvo. Ele sabia dessa dificuldade.

Portanto, se não dá mais prazer ir à missa, vá mesmo assim! Se a missa demora e você está louco pra ir embora, espere até o fim! Se não tenho palavras para ficar falando em oração durante longo tempo, coloque-se na presença de Deus e fique em silêncio! Aliás, quem disse que para orar preciso falar? É preciso escutar também. O silêncio é a oração dos grandes místicos! Vá diante do Santíssimo e simplesmente fique diante dele. Diga: Jesus estou aqui! Mesmo que não sinta nada, não queira dizer nada e nem escute nada, fique ali.

Se você está passando por este período de aridez, saiba que a vida espiritual é assim mesmo. Não espere sentimentos. Se Jesus quiser dá-lo, ótimo, senão ore mesmo assim. Será grande gesto de amor pelo Senhor.

Uma dica: principalmente nestes momentos tenha disciplina e não desista, pois somente quem perseverar até o fim será salvo.

19 de outubro de 2009

Você é obra-prima de Deus!

“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.”
(Gênesis 1,27)

O maior dom de Deus é a vida. Podemos admirar suas obras, as maravilhas da natureza, o mar, os rios, as montanhas, as flores, os animais, mas a mais bela de todas é o ser humano.

Cada pessoa tem um valor único e incomparável. Cada um tem sua história, com certeza uma história bela, de sucessos e fracassos, de amor e sofrimento, Se cada um escrevesse sua biografia, seriam obras lindas, riquíssimas de valor e ensinamentos.

Por isso, valorize-se! Você é uma obra-prima de Deus, que te criou, te ama e fez tudo para você.

9 de outubro de 2009

Dia das Crianças

(Palavras de Rubem Alves)

É possível que você tenha comprado brinquedos para os seus filhos. Mas sugiro que aquilo que seu filho ou filha mais deseja é ter você como companheiro de brinquedo.

Não me esqueço da imagem triste de um pai, numa manhã de domingo, empurrando o filho no balanço com a mão esquerda enquanto lia o jornal que segurava com a mão direita. Para aquele pai, brincar com o filho era um sacrifício. Para ele o importante eram as notícias do jornal.

A infância passa rapidamente. Logo logo a única coisa que restará será o jornal na mão direita e o vazio na mão esquerda. Desejo que você, no "Dia das Crianças", redescubra a delícia que é ser criança.

"Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças".
(Fernando Pessoa, Obra Poética 189)

2 de outubro de 2009

Mãezinha do Céu.

Que mãe nunca cantou para seu bebê dormir:

“Mãezinha do céu, eu não sei rezar, eu só sei dizer que eu quero te amar.
Azul é teu manto, branco é teu véu, mãezinha, eu quero te ver lá no céu.”


Outras músicas de Maria também lembram nossa infância:

“Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou.”

Ou ainda,:

“Ave Maria mãe de Jesus, o tempo passa não volta mais, tenho saudade daquele tempo que eu te chamava de minha mãe”.

Acredito que Deus escolheu Maria não só para gerar seu filho Jesus, mas para demonstrar através dela a ternura, a simplicidade e o carinho de mãe que são características do próprio Deus, e que se manifestam através da doçura de Maria.

Não quero aqui ficar defendendo os dogmas da Igreja sobre Maria, que como católico acredito sim, mas creio que seja mais importante que saibamos uma coisa: Maria é nossa mãe! E sempre que precisarmos de um colo ela estará lá, pronta para consolar seus filhos e encorajá-los a seguir em frente.

“O teu amor cresce com a gente e a Mãe nunca esquece o filho ausente...
E embora cansado e sem rezar como eu devo, eu, de ti, Maria, não esqueço.”


Mãezinha do céu, rogai por nós!