15 de abril de 2011

O SACRIFÍCIO DE ISAAC

Você já ouviu falar da história da Bíblia em que Deus pede que Abraão sacrifique seu filho Isaac? Ela está descrita em Gênesis, capítulo 22. Isaac era o filho prometido por Deus a Abraão através do qual lhe daria uma grande descendência, e agora Ele o pede em sacrifício? Na verdade, o Senhor estava pondo Abraão à prova e querendo passar-nos um ensinamento que só vai concluir com o sacrifício de Jesus na Cruz.

Do mesmo modo que Isaac foi levando a lenha para o sacrifício sem saber quem seria o sacrificado, Jesus levou o madeiro da cruz até o local do seu sacrifício. Isaac pergunta ao pai onde estava o cordeiro. Abraão respondeu que Deus providenciaria. Porém antes que Abraão levantasse a mão contra seu filho, um anjo o fez parar. Deus poupou Isaac, mas não poupou seu próprio filho, oferecido em sacrifício para a nossa salvação. Jesus foi o cordeiro providenciado por Deus para pagar pelos pecados da humanidade.

O Pai sabia que poderia ressuscitar Jesus, assim como a Bíblia diz que Abraão confiava que Deus poderia ressuscitar seu filho (Hebreus 11,19). Mas mesmo assim, imagina a dor no coração de um pai ao ver seu filho morrer, sabendo que poderia tirá-lo de lá, e mesmo assim deixá-lo morrer. Ele não se alegrava ao ver a morte do seu filho, mas sabia que era necessário para que ganhássemos a vida eterna.

Nesta Semana Santa, procuremos ao menos por um instante, meditar sobre isso. Ele fez tanto por nós que não podemos ficar indiferentes. Nossas igrejas proporcionam nesta semana muitos momentos que nos ajudam a refletir e orar, como confissões, missas, via-sacra, procissão. Procure viver intensamente este momento.


“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3,16)



Deus te abençoe.

8 de abril de 2011

VIOLENCIA CONTRA A CRIANÇA

Todos ficamos chocados quando vemos acontecer coisas como ontem, aquela tragédia no Rio de Janeiro. O que faz uma pessoa entrar numa escola e atirar em inocentes crianças? Como alguém pode ter tanta maldade dentro de si?

Em proporções menores vemos todos os dias notícias de violência e outras formas de desamor ao próximo. Outro dia, vimos um casal que teve 03 crianças geradas por inseminação artificial rejeitar uma delas, pois no planejamento do tratamento tinham escolhido ter apenas duas. Meu Deus! Como podem rejeitar 01 filho, mesmo que não seja esperado?!

E quantos não fazem isso também praticando aborto?! Mais uma violência contra a criança que não tem tanta repercussão, pois até as leis permitem abortar em alguns casos. Que contradição! Ficamos chocados pelo assassinato cruel de 12 crianças numa escola e muitas vezes defendemos o assassinato de milhares de crianças ainda no ventre de suas mães! Ah, mas existem casos e casos. Situações em que o aborto pode ser permitido. Como assim?! É assassinato de crianças inocentes do mesmo jeito! Ou será que elas têm culpa se foram geradas sem amor, sem planejamento ou fruto de uma relação sem amor ou indesejada.

Por acaso alguém vai julgar se algumas daquelas 12 crianças não mereceriam morrer, pois algum pai poderia ser bandido, traficante, ou morar numa casa onde não tinha amor ou coisa assim? Seria um absurdo, não é! Pois é, não existem casos e casos! Todo assassinato de crianças é uma coisa abominável e em hipótese alguma deveria ser aceita, nem defendida.

"Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe. Por favor, não mate a criança. Eu quero a criança. Por favor, me dê a criança. Eu estou disposta a aceitar qualquer criança que estiver para ser abortada e dar esta criança a um casal que irá amar a criança e ser amado por ela.”
(Madre Teresa de Calcutá).